Neste 3º AVM falaremos sobre as desinências e os sufixos e suas
particularidades.
Quando se conjuga o verbo amar, obtêm-se formas como amava, amavas, amava, amávamos amáveis, amavam. Essas modificações ocorrem à medida
que o verbo vai sendo flexionado em número (singular e plural) e pessoa
(primeira segunda ou terceira). Também ocorrem se modificarmos o tempo e o modo
do verbo (amava,
amara,
amasse,
por exemplo).
Podemos concluir, assim, que existem morfemas que indicam as
flexões das palavras. Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras
variáveis e recebem o nome de desinências.
Para ilustrar melhor vamos aos conceitos e exemplos:
Desinências são os elementos
terminais indicativos das flexões das palavras. Existem dois tipos:
(1º) Desinências Nominais: indicam as
flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular
e plural) dos nomes.
Exemplos:
Alun-o
|
Aluno-s
|
Alun-a
|
Aluna-s
|
Obs.: só podemos falar em desinências nominais de gêneros e de números
em palavras que admitem tais flexões, como nos exemplos acima. Em palavras
como mesa, tribo, telefonema, por exemplo, não temos desinência
nominal de gênero. Já em pires, lápis, ônibus não temos
desinência nominal de número.
(2º) Desinências Verbais: indicam as
flexões de número e pessoa e de modo e tempo dos
verbos.
Exemplos:
Compr-o
|
Compra-s
|
Compra-mos
|
Compra-is
|
Compra-m
|
Compra-va
|
Compra-va-s
|
A desinência "-o", presente em "am-o",
é uma desinência número-pessoal, pois indica que o verbo está na
primeira pessoa do singular; "-va", de "ama-va",
é desinência modo-temporal que
caracteriza uma forma verbal do pretérito imperfeito do indicativo, na 1ª
conjugação.
De maneira mais detalhada...
Modo-temporais = indicam o tempo e o
modo. São quatro as desinências modo-temporais:
-va- e -ia- para o Pretérito Imperfeito do Indicativo = estudava, vendia, partia.
-ra- para o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo = estudara, vendera, partira.
-ria- para o Futuro do Pretérito do Indicativo = estudaria, venderia, partiria.
-sse- para o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo = estudasse, vendesse, partisse.
Número-pessoais: indicam a pessoa e o número. São três os grupos das desinências número-pessoais.
Grupo I: i, ste, u, mos, stes, ram, para o Pretérito Perfeito do Indicativo = eu cantei, tu cantaste, ele cantou, nós cantamos, vós cantastes, eles cantaram.
Grupo II: -, es, -, mos, des, em, para o Infinitivo Pessoal e para o Futuro do Subjuntivo = Era para eu cantar, tu cantares, ele cantar, nós cantarmos, vós cantardes, eles cantarem. Quando eu puser, tu puseres, ele puser, nós pusermos, vós puserdes, eles puserem.
-va- e -ia- para o Pretérito Imperfeito do Indicativo = estudava, vendia, partia.
-ra- para o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo = estudara, vendera, partira.
-ria- para o Futuro do Pretérito do Indicativo = estudaria, venderia, partiria.
-sse- para o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo = estudasse, vendesse, partisse.
Número-pessoais: indicam a pessoa e o número. São três os grupos das desinências número-pessoais.
Grupo I: i, ste, u, mos, stes, ram, para o Pretérito Perfeito do Indicativo = eu cantei, tu cantaste, ele cantou, nós cantamos, vós cantastes, eles cantaram.
Grupo II: -, es, -, mos, des, em, para o Infinitivo Pessoal e para o Futuro do Subjuntivo = Era para eu cantar, tu cantares, ele cantar, nós cantarmos, vós cantardes, eles cantarem. Quando eu puser, tu puseres, ele puser, nós pusermos, vós puserdes, eles puserem.
Grupo III: -, s, -, mos, is, m, para todos os outros tempos
= eu canto, tu cantas, ele canta, nós cantamos, vós cantais, eles cantam.
Como parte da minha bibliografia, abaixo segue um “link” com um
quadro de desinências para facilitar o entendimento e permitir assimilações:
Sufixos
Os sufixos integram uma das modalidades que participam do processo
pelo qual as palavras são formadas – a derivação. Assim, ao analisarmos a
palavra “livraria”,temos:
livr– constituindo o radical.
-aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.
Como resultado de tal acréscimo, podemos ter uma mudança na sua classe gramatical ou até mesmo uma alteração de sentido representado por esta. Desta forma, subsidiando-nos no exemplo da palavra “unhada” (no qual o sufixo é representado por “-ada”) podemos constatar que se trata de um ataque, golpe feito por meio da unha, como pode ser um ferimento provocado pela unha.
Outro exemplo pode ser representando pela palavra escolarização, uma vez que o sufixo “-ação” transforma em substantivo o verbo escolarizar. Temos, portanto, uma mudança no que se refere à classe gramatical.
No link abaixo, também parte da bibliografia
desta pesquisa, existem quadros que mostram o direcionamento dos sufixos. Vou
colocá-los a seguir, juntamente com a fonte de onde foram tirados, para quem se
interessar.
Sufixos que formam nomes de ação
|
Sufixos que formam nomes de agente
|
Além dos sufixos acima, tem-se
Sufixos que formam nomes de lugar, depositório
|
Sufixos que formam nomes indicadores de abundância, aglomeração, coleção
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Sufixos que formam nomes técnicos usados na ciência
|
Sufixo que forma nomes de religião, doutrinas
filosóficas, sistemas políticos
|
Para concluir, coloco o trecho de uma música do Jorge Vecilo,
chamada “Ela une todas as coisas” para exemplificar o uso de sufixos, no caso,
afixos pospostos ao radical. Veremos o uso do –ar e do –ir, como formadores de
verbo:
“Ela une todas as coisas
Como eu poderia explicar
Um doce mistério de rio
Com a transparência de um mar?
Como eu poderia explicar
Um doce mistério de rio
Com a transparência de um mar?
Ela une todas as coisas
Quantos elementos vão lá?
Sentimento fundo de água
Com toda leveza do ar
Quantos elementos vão lá?
Sentimento fundo de água
Com toda leveza do ar
Ela está em todas as coisas
Até no vazio que me dá
Quando vejo a tarde cair
E ela não está
Até no vazio que me dá
Quando vejo a tarde cair
E ela não está
Talvez ela saiba de cór
Tudo que eu preciso sentir
Pedra preciosa de olhar!
Ela só precisa existir
Para me completar
Tudo que eu preciso sentir
Pedra preciosa de olhar!
Ela só precisa existir
Para me completar
Ela une o mar
Com o meu olhar
Ela só precisa existir
Para me completar.”
Com o meu olhar
Ela só precisa existir
Para me completar.”
Olá, bom trabalho mas não esqueça dos teóricos. Também senti falta de suas reflexões quanto à relação da música com o conceito, você poderia ter explicado mais.
ResponderExcluiringrata, faz melhor
Excluiringrata, faz melhor
Excluiringrata, faz melhor
ExcluirMuito bom. Silplificou muito. Obrigado. Parabéns
ResponderExcluircontinue humilde, parabéns seu lindo
Excluirorgulho
Excluirexemplo a ser seguido
Excluiruhul
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