sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A formação da palavra


         A palavra... o que seria da comunicação humana sem ela?
       Ao pensar assim, talvez tenha aparecido em sua mente os sinais, a linguagem de libras, os símbolos, enfim, inúmeras formas de associação com a palavra escrita que possa interligar significados.
     A palavra tem esse papel de ser transmitida de várias maneiras, mas sempre com uma intenção: Comunicar. Fazer com que pessoas, textos, sinais, se entendam harmonicamente, dentro de um âmbito semântico.
      Na morfologia, o conceito de palavra diz: “É a unidade formal da linguagem que pode constituir um enunciado.”.
    Sendo assim, com essa função tão inerente a condição humana, a palavra liga culturas e permite a vivencia do cotidiano.
      Como tudo tem uma base, um por que e uma formação, com a palavra não seria diferente. Daí entramos em um conceito de morfema: unidade mínima de significado. Através dele, no caso da junção de suas unidades, criamos os contextos enunciativos e formamos frases, textos, diálogos, enfim as expressões “físicas” do ato de palavrear, no caso a morfe, que é a materialização fônica e/ou gráfica do morfema.

Por exemplo:
A letra (a) – constitui um morfema feminino;
A letra (s) – constitui um morfema de plural.
E assim por diante, a junção dos morfemas, constroem significados dentro de um contexto.

De maneira bem sucinta, conseguimos unir e interligar, morfe, morfema, palavra e seu contexto, entendendo de forma prática a comunicação em um âmbito social.

4 comentários:

  1. Parabéns!!! O caminho a ser trilhado por nós é este mesmo! Mas lembre-se: a junção de morfemas, em primeiro lugar, constrói palavras. Depois formamos frases (uma palavra pode formar uma frase), textos, discursos. Outra observação: a partir de agora, cite os teóricos presentes em nossa pasta de Morfologia a fim de sedimentar tuas ideias. Mais uma vez, parabéns! Beijos, Profa. Roberta :)

    ResponderExcluir
  2. Estou a estudar Serviços Sociais e ei de recorrer mais vezes a esta pagina, e conto com a vossa ajuda sempre que Eu solicitar vos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita, espero lhe ser útil sempre que precisar! =*

      Excluir
  3. Estou a estudar Serviços Sociais e ei de recorrer mais vezes a esta pagina, e conto com a vossa ajuda sempre que Eu solicitar vos.

    ResponderExcluir